Arquivo

Tags

Popular Posts

Parcerias

Blogroll

Avançar para o conteúdo principal

Opinião: Maze Runner - A Cura Mortal, de James Dashner

Maze Runner - A Cura Mortal
de James Dashner
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 344
Editor: Editorial Presença
Resumo:
Thomas atravessou o Labirinto; sobreviveu à Terra Queimada. A CRUEL roubou-lhe a vida, as memórias, e até mesmo os amigos. Mas agora as Experiências acabaram, e a CRUEL planeia devolver as memórias aos sobreviventes e completar assim a cura para o Fulgor. Só que Thomas recuperou ao longo do tempo muito mais memórias do que os membros da CRUEL julgam, o suficiente para saber que não pode confiar numa única palavra do que dizem. Conseguirá ele sobreviver à cura?

Rating: 4/5

Comentário:
Preparem-se para muitos spoilers e emoções. Esta não é uma crítica que vão querer ler ANTES de ler o livro.

Bem vindos à minha crítica daquele que era suposto ser o último livro da saga Maze Runner mas já não o é! *levantaopunhoemchoro* Pois é, além da prequela que James Dashner escreveu para a série já há outro livro a caminho e outro no forno, o que significa que a trilogia é agora uma sextologia? Uma trilogia com uma pré-trilogia? Nem tenho bem a certeza como classificar esta situação caricata. Chamemos-lhe Saga!
A Cura Mortal vem encerrar a "trilogia Thomas" iniciada com Correr ou Morrer e, infelizmente, acaba por não encerrar muitas das questões postas no primeiro livro. Em Correr ou Morrer conhecemos Thomas, os seus amigos, o labirinto e a CRUEL. Tudo é um misto de emoções fortes e de dúvidas, o que é a CRUEL, porque é que eles estão ali dentro, porque é que Teresa é a única rapariga.
Tal como nós Thomas não sabe o que se passa e como o seguimos acabamos como ele por, tal como ele, ir criando a nossa visão deste mundo. No entanto à medida que a história avança a necessidade de encontrar resposta torna-se maior, principalmente após o segundo livro e a descoberta do grupo de Brenda e de que a experiência do labirinto tinha sido feita a dobrar.
Quando Thomas parece finalmente "colaborar" com a CRUEL pensei que finalmente iríamos descobrir o porquê dele ter colaborado com a CRUEL. Pensei que o veríamos a ter as suas memórias de volta e pensei que ele fosse finalmente entender a Teresa. E se por um lado fiquei extremamente frustrada com a teimosia de Thomas em não querer as suas memórias de volta, principalmente quando todos os seus amigos estavam dispostos a fazê-lo, por outro lado consegui perceber os medos que o levaram a optar por não fazer a operação. Afinal pelo pouco que Thomas descobre ele foi uma pessoa que fez más escolhas e que acabou por ajudar na criação de uma experiência que matou muitos dos rapazes que se tornaram seus amigos. Quem, podendo apagar todo um passado de "más escolhas", não o faria? Além do mais não revelando neste livro o que Thomas fez o autor reserva para si mesmo a oportunidade de o contar agora na pré-trilogia (apesar de não saber se é esse o caminho que ele vai seguir).
Pode não ter sido visível pelas minhas críticas anteriores mas gostei muito da Teresa e tive pena que ela não tenha tido mais tempo para nos dar a ver o seu lado da história. Com a sua fé inabalável na CRUEL e depois de ter sido jogada por tudo e por todos acho que podemos dizer que a Teresa foi uma personagem muito maltratada.
Tenho lido várias teorias na net (quem nos segue sabe que gosto de ler metas bem construídas) e todas falam de como esta história, tal como Os Jogos da Fome, não é uma história de amor. Na realidade toda a vida amorosa (e em geral) de Thomas e Teresa é manipulada pela CRUEL, logo apesar de haver faísca entre os dois temos que manter em mente que foi a CRUEL é que acendeu o rastilho e que brincou com esta relação conforme quis.
Foi também a CRUEL que destruiu tudo ao fazer Teresa escolher entre trair o Thomas e salvar-lhe a vida ou ficar com ele e vê-lo morrer às mãos da CRUEL. Dói-me imenso o fim que a Teresa teve porque acredito que mesmo no fim, mesmo após tudo e ela ter provado mais uma vez a sua lealdade para com os seus sentimentos em relação ao Thomas, ele não a compreendeu e não percebeu que para ela o "bem do mundo" e o amor que ela sentia por ele, era mais importante que a vida dela. Também me doí que o autor a tenha descartado tão depressa e tenha feito o Thomas "apagar" as emoções que tinha pela Teresa e substituí-la pela Brenda, tornando-a aos olhos de Thomas a tal quando a Brenda também foi jogada por todos os lados para criar a empatia que levou aos "sentimentos" entre eles. Além do mais confesso que não consegui gostar da Brenda porque senti o livro todo, mesmo no fim, que ela jogou tanto com as personagens quanto jogaram com ela e que planeou as coisas mais do que deixou todos acreditarem. (O que o epílogo acaba por confirmar! *punhonoarIKNEWIT*).
Outra personagem que me surpreendeu foi o Gally e a sua aliança com os revolucionários. O grande problema desta saga de Dashner é que nunca podemos ter a certeza do que as personagens são, visto que a CRUEL vai revelando informações conforme acha oportuno e a fé das personagens é constantemente abalada e testada até elas se reinventarem. Acho que o Thomas que chegou ao fim desta saga é muito mais "cruel" que o Thomas que a iniciou.
Como nos outros livros da saga podem contar com cenas rápidas, acção, traições, mortes e até drama. Toda a história de Newt e do que ele fez pelos amigos é digna de ser lida e dá uma profundidade a estes rapazes que deixaram tudo para "achar uma cura" que não nos pode deixar indiferentes. (O Consultor Literário ainda berra quando se fala do Newt).
Apesar de deixar mais questões que repostas acho que A Cura Mortal é um livro que está ao nível dos outros da saga. Acredito que Dashner aproveite a sua trilogia prequela para nos dar mais informações e expandir o universo de Maze Runner. Por estes lados o Consultor Literário não se conteve e já leu em inglês The Kill Order, onde várias informações sobre a praga são reveladas e onde a origem de Thomas nos é apresentada.

 «Estas e outras novidades no site da Editorial Presença aqui»

Comentários

  1. Nrº1, eu vi este post antes de ler o livro e parei de ler no aviso, então agora que li, voltei e vamos gritar juntos e mandar 2 sopapos no sr. Dashner em relação a Newt.
    Já em relação a Teresa desde o 1º livro que não sei porque, não vou com a "cara" dela, por isso não fiquei extremamente afetada com o seu desfecho, ainda assim não queria que tivesse acontecido, porque desde de que me apercebi que Brenda também poderia não ser de confiança, que queria que o Thomas também entendesse que a Teresa fazia tudo por ele, mesmo sendo contra os seus ideias.
    Eu estou a adorar esta saga, e a "trilogia" não pode acabar assim, logo fiquei feliz por saber que realmente não vai acabar, até já anotei no goodreads que quero ler os próximos :D já tenho o The Kill Order e depois de ler o "quando a neve cai" não me escapa.
    Mas já agora, sabem quando sairá em Portugal o livro?
    PS. estragaram a super capa do 1º livro depois do filme, e mais não digo!! xD Fico feliz por ter a "normal". :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana e desculpa a demora na resposta. Não sabemos se o quatro volume sairá em Portugal ou não.
      E infelizmente sempre que saem filmes as capas ficam estragadas! :(

      Eliminar
  2. Meninas, comento aqui por ter a label distopia.
    Ontem pensei em vocês, a ver se me podem ajudar (ups, isto soou mal). Passei por uma bomba de gasolina e encontrei um livro distópico, mas acho que não era edição portuguesa, mas brasileira. Falava sobre uma sociedade em que as mulheres eram o tópico central e em que beijar era proibido... só que não decorei o título nem a autora, estava na fila para pagar :( ai esta cabeça. Conhecem algum livro assim? Eu sei, é muito vago, mas só li a primeira linha...

    ResponderEliminar
  3. Olá vou compartilhar aqui meus sentimentos em relação ao 3° livro da saga maze runner, acabei agorinha de terminar de assistir o segundo filme da saga e fiquei extremamente curioso a ponte de comprar o livro la do japão e olha que eu não gosto de ler livros mas as perguntas que me consomem me levarão a pesquisar tudo que é resumo aqui na internet, fiquei sabendo que newt foi contaminado que os amigos recusarão a ter suas memorias restauradas e que teresa esteve nas mãos da CRUEL por todo esse tempo e que suas intenções ( embora tenha traído ) erão de fato as melhores possíveis dado seu amor por tomas, não sou de shipar namorinhos em filmes ou livros mas fiquei extremamente irritado, chocado, decepcionado seria a palavra ideal em relação com a morte de teresa e fiquei puta decepcionado com o namorinho de thomas e brenda que por sinal e uma personagem que eu não curti em momento nenhum do filme e já não gosto mais ainda por saber desses spoiler do livro, eu de fato não encontrei algum site com um resumo do livro todo contando o que aconteceu no final é sobre os pontos importantes do livro que não dever ião ser ignorados, porém juntei o quebra cabeça de vários e vários resumos, resenhas que fala vão bem ou mal é fiquei muito decepcionado com o que acontece nesta saga do livro, eu realmente queria que thomas salvasse seus amigos afinal ele tem demonstrado ter uma personalidade muito forte com suas escolhas e opiniões, pra mim ele é o meu personagem favorito da saga junto de teresa ( é como já disse que não curto shipar casaizinhos) eu realmente queria ver no MINIMO os dois amigos de volta, saber que teresa morre, brenda se arrossa pra cima de thomas e que no final eles vou ter um felizes para sempre reconstruindo a raça humana ( pelo que entendi do final ) fiquei ... Assim muito puto decepcionado com a historia, não sei nem o que falar como você disse que existe outro livro em inglês o jeito vai ser comprar o 3° livro e um dicionario de inglês pq eu acho que putz nem sei mais o que falar desses spoiler que ouvi do livro, embora mesmo assim não tenhão me desanimado pra ler o livro,afinal a maioria das críticas é resumos focavão muito em pontos negativos do livro e não encontrei nenhuma com pontos positivos por isso espero achar eles ao ler o livro.( espero que newt não morra porque já não basta a brenda ta com o thomas a teresa ter morrido)

    ResponderEliminar
  4. Brasileiro na área, em 2018 num futuro distópico. Li os livros pela segunda vez agora e assisti os filmes de novo. Final de Janeiro tem lançamento do filme A Cura Mortal. Já sei que vai ser decepcionante o final, já que nos livros poucos personagens do início da história sobrevivem. E nomes importantes, como Teresa e Newt, parece que só nasceram para sofrer. Muito triste. Achei horrível. A história era boa. Mas não tem desfecho apropriado, de forma alguma. Além das mortes sem sentido, no final eles simplesmente encontram a porta para o paraíso e o resto do mundo que se dane. Nada a ver.

    ResponderEliminar
  5. Ainda não entendi o que o autor fez com Teresa, a moça deu a vida por Thomas e ele nem liga... A pior escolha que ele fez foi recusar recuperar as memórias, que serviram pra entender como pessoa e sabe ao certo com quem estava lutando, já que ele não cansava de repetir que era responsável por um monte de coisas, que não sabemos. O engraçado é que esse livro é tão "ruim" que acabo considerando muito bom! Esses "erros" de narrativa fez com que a história marcasse... Agora vamos ler os outros três e ver quem era o Thomas e a (querida) Teresa!

    ResponderEliminar
  6. Ainda não entendi o que o autor fez com Teresa, a moça deu a vida por Thomas e ele nem liga... A pior escolha que ele fez foi recusar recuperar as memórias, que serviram pra entender como pessoa e sabe ao certo com quem estava lutando, já que ele não cansava de repetir que era responsável por um monte de coisas, que não sabemos. O engraçado é que esse livro é tão "ruim" que acabo considerando muito bom! Esses "erros" de narrativa fez com que a história marcasse... Agora vamos ler os outros três e ver quem era o Thomas e a (querida) Teresa!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário